slide1

291 961 859 / 924 432 091

Logo APOM

Vencedor do Prémio - Incorporação 2019

O Museu da Baleia da Madeira (MBM) foi vencedor na categoria de Incorporação dos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) 2019, que pretende relevar o que de melhor se faz nos museus portugueses. A atribuição desta distinção representa o reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido na instituição. Foi alcançada com a criação do nicho museológico, subordinado ao tema Moby Dick: representações da caça à baleia.

Este núcleo é constituído por objetos emblemáticos com referências mundiais, como é o caso do arpão original utilizado no filme Moby Dick (1956) de John Huston, cujas cenas da caça foram realizadas com o apoio dos baleeiros madeirenses, registando episódios gravados no mar entre a freguesia do Caniçal e as Ilhas Desertas. O núcleo é complementado por duas peças em osso do maxilar de cachalote, ilustradas com a técnica de scrimshaw, também conhecida como arte baleeira, que consiste na gravação e/ou pintura em dentes e ossos da mandíbula de cachalote. Neste caso em particular, as peças retratam cenas da baleação. Uma das peças remete para a realidade local, da época, representando a perseguição a um cetáceo e a outra é ilustrada com o naufrágio de uma baleeira, provocado por um abalroamento de cachalote.

Qualquer uma das peças revela o impacto que a atividade baleeira teve no quotidiano das comunidades, tanto a nível regional como a nível mundial e para a importância de a compreender, como um contributo para a identidade e memória colectivas. As coleções do Museu da Baleia são elos de ligação que nos ajudam a compreender o passado local e a conciliá-lo com o presente, ao testemunhar a transição da caça para a conservação e utilização sustentável dos recursos naturais.

Logo APOM

Vencedor do Prémio de Melhor Serviço de Extensão Cultural 2016

O Museu da Baleia da Madeira (MBM) foi o vencedor na categoria de Melhor Serviço de Extensão Cultural dos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) 2016, de entre várias candidaturas de todo o território nacional. O MBM distingue-se, assim, pela sua diversidade e trabalho de proximidade junto às escolas e da população, levando a cultura do museu para além das suas instalações.

A atribuição deste prémio representa o reconhecimento, a nível nacional, da qualidade do trabalho desenvolvido na instituição, que teve por base a compilação das atividades desenvolvidas pelo Museu da Baleia da Madeira, no ano de 2015, no âmbito das suas valências: Museologia, Ciência e Educação. As ações foram apresentadas numa relação de continuidade com o passado e enquadradas nas próximas iniciativas da instituição, nunca perdendo de vista aquela que é a missão do museu e o incentivo à envolvência e participação da comunidade.

O Museu da Baleia da Madeira é um centro cultural multidisciplinar que se distingue pela diversidade das suas valências, abordando o mar de diferentes formas e constituindo uma mais-valia que se traduz num elevado grau de abrangência cultural. O MBM através do trabalho e atividades desenvolvidas nas suas áreas de intervenção tem vindo a afirmar o seu valor e a consolidar o importante papel que desempenha a nível cultural, junto da comunidade em geral e da local em particular.

apom

Menção Honrosa de Melhor Museu Português 2012

O Museu da Baleia da Madeira (MBM) recebeu uma Menção Honrosa na categoria de Melhor Museu Português dos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) 2012.