z Trip z email

do Arquipélago da Madeira

Contactos:
291 961 859 / 924 432 091

Oficina do Mar é o nome da disciplina que resultou do plano de intervenção na comunidade delineado por um grupo de professores no Seminário “Mar, Sensibilização, Ensino e Potencialidades”. Desta forma, foi assinado um Protocolo de cooperação institucional entre a EB2+3 do Caniçal, o Município de Machico através do Museu da Baleia da Madeira e o Parque Natural da Madeira. No âmbito do projeto educativo “Aprender com o Mar” da turma de Percursos Curriculares Alternativos da EB2/3 do Caniçal é criada, então, a Oficina do Mar.

A disciplina concretiza-se na realização de atividades educativas semanais no Museu da Baleia com o objetivo de motivar os alunos para respeitar o mar e incentivar à aprendizagem através de atividades práticas, úteis e ecológicas. Durante o ano, os alunos beneficiam de ações de sensibilização no museu, fazem recolha de lixo nas praias do Caniçal reutilizando-o em objetos de arte e recolha de águas junto à costa analisando-a posteriormente (poluição, temperatura e pH).

O Parque Natural da Madeira coopera com a realização de saídas de mar, no Caniçal e Desertas, para recolha de lixo e águas para análise. Os alunos estão, também, a construir uma pequena embarcação à vela e beneficiam de workshops ao longo da aprendizagem: de nós e de escultura em madeira e calhau.

Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos ficaram em exposição no MBM de 27 de junho a 15 se setembro de 2014.