z Trip z email

Contactos:
291 961 859 / 924 432 091

10608739 653352504763319 8862631368108459645 o

Para o ano letivo 2014/2015 o MBM a comunidade educativa foi desafiada para participar na atividade "Dentes do Ofício". Este pretende divulgar a arte do Scrimshaw. O Scrimshaw é o nome dado à arte de gravação em dentes ou mandíbulas/ossos de cachalotes praticado pelos antigos baleeiros. As gravações retratadas no Scrimshaw correspondiam às vivências quotidianas. O desafio propôs a decoração de um modelo em cartão, com a forma de dente de cachalote, nos quais se retratasse o percurso da instituição nos últimos 25 anos. Participaram nesta iniciativa 25 instituições educativas, com trabalhos bastante diversificados.

Durante o desenvolvimento dos trabalhos, os serviços educativos do MBM acompanharam as turmas com a realização de palestras de sensibilização ambiental. No final os trabalhos foram recolhidos e avaliados pelo júri do concurso, Maria Luísa Spínola e Mariana Ribeiro, ambas artistas plásticas que, de acordo com o regulamento premiaram trabalhos em duas categorias.

Categoria ComunicaçãoAo trabalho que recolheu maior número de “Gostos” no facebook. O prémio foi atribuído à Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares (Ribeira Brava) que teve a Professora Fábia Gomes, como responsável pelo projeto.

Categoria Ilustraçãoao trabalho cuja intervenção artística melhor retratou o percurso da instituição ao longo dos 25 anos de existência. Foi entregue à Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, tendo o Professor Orlando de Abreu Ribeiro como responsável.

Face à qualidade dos trabalhos apresentados pelas escolas foram ainda atribuídos, por unanimidade, quatro menções honrosa:

1.º CEB - Escola Básica 1/PE do Caminho Chão - Professora: Ana Romeiro - 1.º e 2.º Ano - Menção Honrosa

2.º CEB - Escola Básica 2,3 Horácio Bento Gouveia - Professora: Carla Gonçalves - 2.º Ciclo - Menção Honrosa

3.º CEB - Escola Básica 2,3 do Caniçal - Professor: José Rui Cadavez Fernandes - 7.º Ano - PCA - Menção Honrosa

3.º CEB - Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol - Professor Desidério Sargo - 7.º Ano - PCA - Menção Honrosa

5.º CAO - Centro de Atividades Ocupacionais Ribeira Brava - Professora: Iris Rodrigues - Menção Honrosa

Este desafio deu origem à Exposição Temporária Dentes do ofício que esteve em exposição em dois locais:

Museu da Baleia da Madeira:

Madeira Shoping: