z Trip z email

Madeira Stranding Network
Contacts:
291 961 859 / 924 432 091

A melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos passa obrigatoriamente pela formação contínua de professores. Neste âmbito, o Museu da Baleia da Madeira iniciou no ano letivo 2015/2016 atividades relacionadas com a formação de docentes que foram desenvolvidas a convite de outras instituições ou pelo próprio museu. Estas formam desenvolvidas em vários formatos:

Workshop – “Poluição marinha” no âmbito do Encontro Regional de Eco-Escolas (outubro de 2015);

Prelecções - “A educação museal e a preservação da herança cultural” no âmbito do II Encontro de História Regional e Local e “Ciências Naturais – novos contextos de aprendizagem, uma outra avaliação” no decorrer das IV jornadas Pedagógicas da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (janeiro e fevereiro de 2016, respetivamente);

Tertúlia - “Educação e Cultura” desenvolvida no decorrer das atividades do Sindicato de Professores da Madeira (abril de 2016);

Ações de formação – planificadas e desenvolvidas no espaço museológico: “Cetáceos do arquipélago da Madeira – da investigação à educação” (novembro de 2015). Esta formação foi validada para os grupos de recrutamento 230 (Ciências da Natureza) e 520 (Biologia e Geologia). Posteriormente, para dar a possibilidade de professores de todos os grupos de recrutamento fazerem a formação, foi submetido um formulário de validação da formação “Baleias e golfinhos do arquipélago da Madeira – uma abordagem educativa” que permitiu realizar uma atividade formativa com professores de diversas áreas, tendo ocorrido em julho de 2016.